CANNES 2011: Lars von Trier é banido do festival

20-05-2011 16:53

 CANNES 2011: Lars von Trier é banido do festivalCineClick

 

 

O diretor Lars von Trier (Anticristo) foi oficialmente banido pelo Festival de Cannes, devido a uma série de declarações preconceituosas dadas nesta quarta-feira (18/5) em coletiva do filme Melancolia. Embora a imprensa tenha ficado dividida quanto ao assunto, os organizadores não tiveram dúvidas e classificaram o cineasta como persona non grata do evento.

O anúncio oficial diz: "O Festival de Cannes fornece aos artistas ao redor do mundo um fórum excepcional para que eles apresentem seus filmes e defendam sua liberdade de expressão e criação. O Conselho Diretor do festival, que fez uma reunião extraordinária nesta quinta-feira (19/5), lamenta profundamente que este fórum tenha sido usado por Lars von Trier para fazer comentários inaceitáveis, intoleráveis e contrários aos ideais de humanidade e generosidade que regem a própria existência do festival. O Conselho Diretor condena firmemente e declara Lars von Trier como persona non grata do Festival de Cannes, com efeito imediato."

 

Trier chegou a emitir ainda ontem um comunicado pedindo desculpas por qualquer mal-entendido, dizendo que não era racista e muito menos nazista. Na coletiva, ele chegou a dizer que israelenses são um "pé no saco" e que não só entendia Hitler, como simpatizava "um pouco" com ele. Mesmo as duas atrizes de Melancolia que estavam presentes, Kirsten Dunst(Entre Segredos e Mentiras) e Charlotte Gainsbourg (A Árvore), ficaram espantadas com as falas do diretor.

O cineasta foi indicado nove vezes à Palma de Ouro e ganhou o prêmio por Dançando no Escuro, de 2000.